Veja a injustiça com os bons servidores e com o cidadão

De cada 1.000 servidores federais, só 5 deveriam ser demitidos? Foi o que aconteceu nos últimos 16 anos. Apenas 7.766 funcionários federais, ou 0,5% do quadro, perderam o emprego. E nenhum deles por mau desempenho.

Até porque a demissão por mau desempenho, incluída na reforma administrativa aprovada em 1998, nunca foi regulamentada. A reforma propunha também demissão por excesso de quadros, ou seja, porque o servidor não é necessário, mas o Congresso vetou.

Então, por que esses servidores foram demitidos? 65% por corrupção (ufa!), 25% por abandono, excesso de faltas e acúmulo ilegal de cargos e 3% por desídia, ou seja, por ter-se recusado a cumprir alguma tarefa. Os dados são da CGU (Controladoria-Geral da União), publicados pela Folha de São Paulo.

Entende agora por que precisamos de uma nova reforma administrativa, além de uma mudança cultural? Para valorizar os bons servidores, e nos livrarmos dos maus, ou dos que não precisamos mais. Sim, porque eles trabalham para nós. E não o contrário.