Mundo digital cria frentes de trabalho

Profissionais de diversas áreas estão abandonando suas carreiras para se adaptar ao mercado de trabalho que surge com o avanço do mundo digital. É a chamada “pivotagem”, que vem absorvendo uma mão de obra que não é graduada na área, mas se adaptou para ocupar essas vagas.

A inovação tecnológica tem criado várias frentes de trabalho e, ao mesmo tempo, desaparecido com inúmeras outras nos últimos 30 anos. Dos dez profissionais mais procurados pelas empresas no Linkedin, entre junho e julho, nove estão relacionados com a área de tecnologia. Os empregos na área de TI já dobraram entre 2007 e 2019.

Os profissionais estão descobrindo nichos como UX (experiência do usuário), programação de aplicativos, cientista de dados, criação de softwares e cibersegurança. A tecnologia da informação está presente na telemedicina, no delivery do varejo e na indústria 4.0. São inúmeras as novas possibilidades que surgem com essa transformação digital. Vamos ver quanto tempo vai demorar até que o mundo da educação perceba isso e adapte seus currículos para os nem tão novos tempos.