Maior centro de inovação abre as portas hoje

Maior centro de inovação do Brasil, o Senai Cimatec Park está sendo inaugurado hoje e vai desenvolver tecnologia para a indústria.

O maior centro de inovação do Brasil está sendo inaugurado hoje no Pólo Industrial de Camaçari, na Bahia. O Senai Cimatec Park tem laboratórios de testes de produtos em escala natural, produção de protótipos, montagem de plantas-piloto industriais, infraestrutura para pesquisas e ensaios em atividades de alto risco. 

Todos os 11 galpões já estão ocupados por grandes empresas, segundo o Estadão. Mas a ideia é expandir e abrigar também pequenas e médias. O investimento inicial foi de R$ 87 milhões, financiados pelo BNDES. Com a ampliação prevista, deve chegar a R$ 330 milhões em 2024. O projeto é gerido pelo Senai.  

Um exemplo de inovação que será desenvolvido no parque é o uso de biocombustível de eucalipto no lugar de óleo derivado de petróleo na fábrica de zinco da Nexa (antiga Votorantim Metais) em Três Marias, Minas Gerais. O bio-óleo não emite gases do efeito estufa e ainda custa 15% menos que o óleo convencional.

Outras empresas presentes no parque: CSN, Vale, Shell, Ford e Quantas Biotecnologia.

Frank Kirchner, diretor do Centro de Pesquisa Alemão para Inteligência Artificial (DFKI), que vai desenvolver parcerias com o Cimatec, visitou o parque na semana passada e gostou do que viu: “Acredito que o parque vai ser de grande contribuição para o Brasil, inclusive para o reconhecimento internacional do País em desenvolvimento tecnológico.”

Os Realistas gostariam de dar notícias como essa todos os dias.