Esterilizador elimina o vírus do ar

Um esterilizador capaz de eliminar a covid-19 de ambientes fechados foi desenvolvido pela empresa brasileira Kiir e já está no mercado. Segundo o El País, o SuperAr, como é chamado, aspira o ar do ambiente, eleva sua uma temperatura a 380º graus na câmara de esterilização, o suficiente para tornar o vírus inativo, e depois devolve o ar limpo e em baixa temperatura.

De acordo com o Laboratório de Virologia do Instituto de Biologia da Unicamp, o aparelho tem capacidade de esterilizar 30 metros cúbicos por hora, reduzindo 99,99% da quantidade de coronavírus em suspensão no ar. Os testes foram realizados com cargas virais de outro tipo de coronavírus que possui a mesma reação da covid-19.

A empresa criou dois modelos para serem comercializados. O M25 funciona como um ar condicionado e pode ser utilizado em escolas, academias e restaurantes. O D30, mais utilizado em consultórios odontológicos atualmente, é parecido com um aspirador de pó porque possui um duto para ser posicionado próximo ao paciente. Não é garantia de um ambiente livre de vírus, mas é mais uma camada de proteção para ambientes fechados.