Cotas raciais fazem diferença

Pela primeira vez, em 2018, as universidades públicas tiveram mais da metade (50,3%) de negros na graduação, resultado das cotas implantadas há mais de 10 anos. Nos mestrados e doutorados apenas 29% dos alunos se declararam pretos ou[...] Leia mais →

Alunos das favelas estão sem estudar

Mais da metade (55%) dos estudantes que moram em favelas está sem estudar, segundo levantamento do DataFavela, que ouviu 3.585 alunos, universitários e pais de estudantes de todo o país. Uma parte (34%) não tem acesso à internet[...] Leia mais →

Educação tecnológica é para poucos

Profissionais com especialização em tecnologia estão em falta. Segundo estudo do Centre for Public Impact, da Fundação Brava e do BrazilLAB, falta capacitação para grande parte da população. A revolução digital tem um alto custo para[...] Leia mais →

Mundo digital cria frentes de trabalho

Profissionais de diversas áreas estão abandonando suas carreiras para se adaptar ao mercado de trabalho que surge com o avanço do mundo digital. É a chamada “pivotagem”, que vem absorvendo uma mão de obra que não é graduada[...] Leia mais →

Faltam profissionais de tecnologia

A transformação digital está abrindo muitas vagas para os profissionais da área de tecnologia, mas as empresas estão enfrentando dificuldades para preencher determinados cargos no setor. Algumas vagas estão abertas há mais de 60 dias. Um levantamento do site de[...] Leia mais →

2020 e 2021: um ciclo único de ensino

São Paulo pretende juntar os anos letivos de 2020 e 2021 em um ciclo único de ensino na rede estadual. As regras para aprovação escolar serão definidas pelo governo e o Conselho Estadual de Educação nos próximos dias. [...] Leia mais →

Covas libera universidades

As universidades públicas e privadas na capital paulista foram liberadas, nesta quinta (17), pelo prefeito Bruno Covas para o retorno a partir de 7 de outubro. A volta das escolas dos ensinos infantil, fundamental e médio foram liberadas[...] Leia mais →

Ensino médio não atinge a meta do Ideb

Apenas Goiás atingiu a meta estabelecida para 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada na terça-feira (15). Na comparação com 2017, a média nacional subiu de 3,8 pontos para 4,2, mas ficou distante da meta[...] Leia mais →

OMS e as escolas

A OMS constatou que não houve aumento da transmissão do covid-19 na maioria dos países em que houve reabertura das escolas. Com isso, a instituição, junto da Unicef e da Unesco, atualizaram, na segunda-feira (14) o Leia mais →