Maioria dos países mantém escolas abertas

Alemanha, França e Inglaterra, que em meio a segunda onda voltaram a adotar um lockdown severo depois de um período de abertura, não fecharam novamente as escolas. Reforçaram as medidas de segurança e aumentaram a testagem de alunos[...] Leia mais →

Escolaridade dos pais é determinante

Em um grupo de 100 pessoas com pais sem instrução, a maioria conclui o ensino fundamental e apenas 4 ou 5 (4,7%) concluem o ensino superior, segundo estudo do economista Paulo Tafner, fundador do Instituto de Mobilidade e[...] Leia mais →

Cotas raciais fazem diferença

Pela primeira vez, em 2018, as universidades públicas tiveram mais da metade (50,3%) de negros na graduação, resultado das cotas implantadas há mais de 10 anos. Nos mestrados e doutorados apenas 29% dos alunos se declararam pretos ou[...] Leia mais →

Alunos das favelas estão sem estudar

Mais da metade (55%) dos estudantes que moram em favelas está sem estudar, segundo levantamento do DataFavela, que ouviu 3.585 alunos, universitários e pais de estudantes de todo o país. Uma parte (34%) não tem acesso à internet[...] Leia mais →

Educação tecnológica é para poucos

Profissionais com especialização em tecnologia estão em falta. Segundo estudo do Centre for Public Impact, da Fundação Brava e do BrazilLAB, falta capacitação para grande parte da população. A revolução digital tem um alto custo para[...] Leia mais →

Mundo digital cria frentes de trabalho

Profissionais de diversas áreas estão abandonando suas carreiras para se adaptar ao mercado de trabalho que surge com o avanço do mundo digital. É a chamada “pivotagem”, que vem absorvendo uma mão de obra que não é graduada[...] Leia mais →

Faltam profissionais de tecnologia

A transformação digital está abrindo muitas vagas para os profissionais da área de tecnologia, mas as empresas estão enfrentando dificuldades para preencher determinados cargos no setor. Algumas vagas estão abertas há mais de 60 dias. Um levantamento do site de[...] Leia mais →

2020 e 2021: um ciclo único de ensino

São Paulo pretende juntar os anos letivos de 2020 e 2021 em um ciclo único de ensino na rede estadual. As regras para aprovação escolar serão definidas pelo governo e o Conselho Estadual de Educação nos próximos dias. [...] Leia mais →