Dinheiro? Manda no Whatsapp 

O Whatsapp anunciou nesta segunda-feira (15) que o Brasil será o primeiro país do mundo a permitir que os usuários possam enviar e receber dinheiro pelo aplicativo. A nova versão do aplicativo, que chega nas próximas semanas, apresentará a opção “Pagamento”, que será incluída no mesmo menu do envio de imagens.

Será preciso cadastrar na função Facebook Pay um cartão de débito, ou que tenha função de débito e crédito, pelas bandeiras Visa e Mastercard dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. A transferência vai ser intermediada pela Cielo e não serão cobradas taxas dos usuários. As transações só podem ser feitas em real e dentro do Brasil. Há um limite de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil no total mensal. Será possível fazer até 20 transações por dia.

A novidade permitirá ainda que contas do WhatsApp Business recebam pagamentos por produtos e serviços. Mas para as contas comerciais será necessário uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados. Para essa modalidade, os comerciantes pagam uma taxa de 3,99% por transação.

“Pequenas empresas são fundamentais para o País. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp.

As ações da Cielo dispararam com a novidade e sobem 27,33% (14h) mesmo em um dia em que a bolsa cai 2% com mau humor externo.