Diminui a taxa de contágio

A taxa de contágio por coronavírus no Brasil está diminuindo. Semana após semana, o número de pessoas infectadas por alguém que transmite o patógeno está desacelerando, segundo cálculos do Imperial College, uma das principais instituições globais de pesquisa de epidemias. 

No fim de abril, esse número, chamado de Rt, chegou a 2,8. Na semana passada foi de 1,08. Agora, a taxa está em 1,05. Cada 100 pessoas contaminadas transmitem o coronavírus para outras 105. 

Apesar da melhora, o País apresenta taxa acima de 1, o que indica que a transmissão ainda está fora de controle, fazendo com que a doença se espalhe em velocidade progressiva. Na Argentina, o atual Rt é de 1,29, mas apresenta muito menos óbitos do que o Brasil.

O número de óbitos por semana no Brasil é o maior entre os 51 países acompanhados.  Está em 7.090 nesta semana. Em segundo lugar vem o México, com 3.600. Estamos reduzindo a transmissão do vírus, mas a situação ainda é preocupante. Enquanto a taxa não for menor que 1, contágio e óbitos continuarão crescendo.