Coronavírus não é gripe!

Tem gente que ainda acha que o coronavírus é uma gripe piorada. Não é. A gripe é causada pela família do vírus influenza. Ele é velho conhecido e todo ano são produzidas vacinas para as cepas em circulação.

Os coronavírus são outra coisa. Eles são da família que causa a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), doenças que atacam severamente o sistema respiratório.

O novo coronavírus, o SARS-Cov-2, que causa a doença COVID-19, é particularmente perigoso. Tem se mostrado muito mais contagioso que outros coronavírus e vem causando pneumonias duplas, graves e resilientes, principalmente nos mais velhos. Os pulmões entram em colapso e dependem de ação externa para funcionar, com respiradores e entubações feitas em UTIs. Sem isso, a pessoa não consegue respirar e morre.

Se você é jovem e saudável, o risco de ter problemas mais sérios é muito pequeno, mas se contrair a doença, pode transmiti-la a seus pais e avós. Então, quando se deparar com as recomendações de prevenção, antes de dar de ombros, lembre-se: não é gripe forte, é outra coisa, muito mais séria, causa pneumonia dupla e resiliente, e pode matar. Se não você, alguém que você ama.